Pular para o conteúdo principal

Barbeado blog

Hoje me olhei no espelho e percebi uma coisa: estava a cara do Rob Zombie ( ou Bin Laden, Primo It, Chewbacca, Pé Grande, pseudo-comunista, Lobisomem, enfim.... você decide).
Percebi que estava na hora de ir cortar o cabelo e fazer a barba após 4 meses de "boicote" à tesoura.
Pensei em ir à um salão de cabeleireiro perto de casa, mas lembrei da última vez que fui em um: Ter que botar a cabeça dentro daquele tanque, passar shampoo, e ter o cabelo alisado, depois passa secador, e corta aqui, corta ali, pergunta se está bom, e corta mais... ARGH
Decidi pelo óbvio, ir ao barbeiro.
Mulheres e metrosexuais ( bichas que não se assumem) não entendem essa preferência masculina pelo barbeiro. É algo complexo na verdade.
Começa pelo ambente único, aquele salão com suas cadeiras antigas e aqueles velhinhos em pé com um jaleco branco com uma tesoura, um pente e uma navalha no bolso. Música antiga tocando no rádio, alguns clientes esperando a vez, ventilador que faz barulho, gente que está sempre lá pra bater papo com os barbeiros mas não vai cortar o cabelo, o garoto que engraxa sapatos... e por aí vai.
Espero uns 10 minutos e chega a minha vez. Me levanto, cruzo o salão com piso xadrez ( clássico) e me sento naquela cadeira antiga, porém confortável, de frente pro espelho com algumas fotos de família e o escudo do time dele.
Ele sempre pergunta "Como vai ser?" e a gente sempre responde "Dá uma abaixada no cabelo" ou "Corta ae". Não precisa explicar mais nada, parece que ele lê a mente e faz do jeito que você quer. Eu só disse "Abaixa o cabelo e faz a barba, mas deixa um cavanhaque por favor" e foi o suficiente.
Quando ele começa a cortar surgem os papos, barbeiro adora papear. E o pior, eles parecem oniscientes, pois sabem de tudo e sabem conversar sobre tudo, é incrível. Eles são mais bem informados que grandes empresários ou jornalistas.
Após ficar bem informado sobre os fatos do mundo, meu cabelo está cortado. Ele passa uma loção ali no pé do cabelo, bem na nuca onde é raspado um pouquinho. Isso arde pacas, mas ajuda a fechar os poros ali. E depois joga um talco. Talco... só no barbeiro ou num berçário eu vejo isso. Vai ver esse é um dos fatores que fazem com que os homens gostem de ir lá, nostagia.
Depois vem a barba. A cadeira é reclinada e ele passa espuma com um pincel de barba no nosso rosto. Mais um ponto positivo, nesses tempos de espuma de barbear já pronta dentro de spray dá sempre uma certa saudade da época que tinhamos que misturar aquela pasta na água e passar no rosto com o pincel.
Após isso, ele começa a passar a navalha. Mais dois pontos positivos:
1) Homem gosta de viver perigosamente. Quer coisa mais perigosa que confiar em um sujeito que está passando uma navalha afiada perto da sua garganta?

2) Por melhores que sejam as lâminas de barbear que usamos em casa, nada supera uma navalha.

Barba feita, vem a provação final: Pedra ume passada no rosto. Arde como se fosse pimenta nos olhos, mas ninguém ousa demonstrar dor. Mais um ponto positivo, nossa masculinidade é afirmada.

Pois é... saí de lá com o cabelo e a barba espalhados pelo chão com piso xadrez da barbearia, sentindo a brisa no rosto como eu não sinto à 4 meses.
Daqui a mais ou menos 2 meses eu volto lá, pra mesma antiga barbearia, com as mesmas cadeiras antigas e com o mesmo velho barbeiro que até do meu avô fez a barba.



Comentários

  1. É, tenho que concordar: Não existe barbeado melhor do que o do velhinho. Eu não sou um cara que tem muita barba, mas fiz no barbeiro do meu avô umas duas ou três vezes. Nunca sai na rua com a cara tão limpa!

    []'s

    http://musikaholic.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    tentei comentar e não sei se vc recebeu porq deu erro qdo eu mandei. Se vc não recebeu, então eu comento de novo haha eu sou a Cath do orkut, estou na comu comente no blog acima e resolvi passar para conhecer seu blog e curti mtu o post porq vc escreve bem no mesmo estilo do q eu. Qto ao tópico do post, eu acho q no fim das contas, os homens são mais preocupados com cabelo do q mulheres. Meu marido comprou a bendita da maquininha e vive raspando aki e ali, acabando com o banheiro, e no inverno vai no barbeiro turco cortar o cabelo, volta pra casa e fica trancado no banheiro olhando um lado do cabelo, o outro e no fim das contas o problema é sempre a nuca, com meu irmão e meu pai sempre foi assim, o mesmo drama haha.. meu pai começou a ir num barbeiro q tem uma cuspideira e ele usa a desculpa da curiosidade,.. ateh hj ele quer saber porq o homem tem uma cuspideira desss de dentista hahah

    meu blog: www.catincollege.blogspot.com

    abss!!

    ResponderExcluir
  3. Pô Warui, fiquei até com saudades de Recife.
    Desde os meus 5 anos de idade , eu cortava meu cabelo ( quando o tinha), na mesma barbearia que meu pai, Barbearia Santo Antonio, , com mais de 50 anos no mesmo local. Na ultima vez que fui lá ( em 2005), quem me atendeu foi o filho do barbeiro que me atenda quando criança e jovem. o rapaz tem a minha idade. E era interessante ver duas gerações seguindo os passos da anterior.
    Adorei o post (eita porra, sou macho!) quer dizer... muito bom essa parada ai que tu escreveu ¬¬

    ResponderExcluir
  4. noossa você escreve muito beem gostei do posst !


    http://copiagaspar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que para você, essa barbearia já é questão de tradição familiar. Não entendo muito de homens e barbearias, agora acho meio estranho ter que sentir ardor, perigo, dor, etc, para afirmar a masculinidade.

    http://alma-feminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Talvez não achasse estranho se percebesse que era apenas uma piada...

    ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Poutz, é bem assim mesmo. Só que o barbeiro que eu vou não tem algumas desssa frescuras de talco e pedra aí, hehe

    ResponderExcluir
  8. Porra me emocionei :D

    ResponderExcluir
  9. Eu estou precisando ir num barbeiro! ja tem muito tempo que eu nao vou em um.

    ia sempre quando era moleque, Seu "Antonho", portugues, vascaino, nao entendia quase nada do q ele falava, mas era muito legal ir la. exatamente como descrito no post.

    qdo me mudei desse bairro, nao tinha barbeiro, apenas cabelereiro. achei um onde era quase [eu disse QUASE] uma barbearia. era todos homens, e nao metrossexuais. mas ainda sim nao tinha o refinamento de uma antiga barbearia de velhinhos.

    decidir comprar uma maquina de cortar cabelo e me virava em casa. isso tem durado anos, desde então. porem, no auge dos meus 30 anos, e nao vou comprar outra maquina, mas voltarei a ir em barbeiros classicos. achei um perto de onde estou morando, e eh pra la q eu vou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Religioso Blog

Está tomando força aqui no Rio um movimento contra a intolerância religiosa, visto que casos de ignorantes que depredam imagens sacras tanto de igrejas católicas quanto de centros espíritas está aumentando de forma preocupante. Em sua grande maioria são evangélicos que não entendem nada da própria religião que costumam chutar imagens de santos na tv, que dizem que Orixás são manifestações do demônio, que são mais judeus que os judeus (sabe-se lá pq um povo agora cisma de querer falar termos em hebraico) e por aí vai. Não que católicos, espíritas e afins não façam isso, mas pelo menos não veiculam programas em rede nacional fazendo essas burradas. Voltando ao assunto, criou-se um Disque (odeio essa palavra, um dia explico pq) Denúncia contra a intolerância religiosa, e vereadores cariocas estudam medidas para diminuir essa estupidez. Tudo isso é louvável, mas vieram cá em minha mente ociosa duas situações que podem ser um tiro no pé desse movimento 1ª situação: Ateus. A pessoa tem todo

Olhos de lobo

Meus olhos dourados de lobo podem ver Tudo que você esconde de mim. Nenhum segredo está a salvo Por direito eu declaro. Quando a vejo como minha presa Lhe asseguro que não existe maneira de escapar de mim. Morte é seu destino. Nunca me desafie, a não ser que queira morrer Uma precoce, e muito dolorosa morte; Jamais confie no suave suspiro do vento Pois é com ele que seu odor me é legado. Quando ouvir o uivo do lobo, então é hora de se esconder. pois mesmo que consiga ocultar o medo Meus olhos dourados de lobo podem ver seu coração

Marcial de Contato Blog

No final dos anos 90 eu estava cursando japonês aos sábados, e no caminho do metrô pra casa, havia uma academia de Kung Fu.  Resolvi ver os horários e tinha uma aula no sábado à tarde que se encaixava com os horários do curso. Fui fazer uma aula experimental.  Conversei com o professor, expliquei que era faixa marrom de karate e que queria treinar algo aos diferente. Ele explicou que o sistema se chamava Dragão do Poço (que eu nunca tinha ouvido falar mas, ei, eram os anos 90, muitos sistemas não eram tão conhecidos e internet ainda engatinhava. Na época tínhamos mais acessos aos sistemas por revistas, conhecidos...Ou uma livreira lendária indicando livros na finada Da Vinci). Estranhei o nome, mas lá fui eu.  Na aula experimental o professor me colocou pra fazer combate com os alunos e eu,  que sempre fui no máximo mediano, estava ganhando todos. Ele ficou puto e botou um cara lá que, segundo ele, era campeão de sei lá o que. Eu já tinha desistido de treinar lá só pelo fato do cara te